As obras de revitalização da Estação Bernardo Monteiro serão finalizadas em breve. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (2/2), durante reunião entre a prefeita de Contagem, Marília Campos, e a empresa VLI, gerenciadora das intervenções. Até o momento, já foram investidos R$ 600 mil para a execução das obras.
Com o fim das intervenções, a Estação Bernardo Monteiro será entregue ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que posteriormente fará a cessão ao município. Além disso, a estação terá um museu para contar a história do local por meio de fotos e vídeos.
No encontro, Marília Campos destacou a importância da Estação Bernardo Monteiro para a cidade de Contagem. “É muito importante que um local tão marcante volte a estar disponível para a população. Estamos à disposição para que a parceria continue com a empresa para podermos criar projetos sociais e culturais, além da formação de jovens no local”.
A edificação é uma das mais antigas do munícipio, sendo responsável pelo desenvolvimento dos bairros Bernardo Monteiro e Bela Vista. A Estação Bernardo Monteiro não é tombada, mas inventariada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). O local é espólio da antiga Rede Ferroviária Federal e foi cedida à Ferrovia Centro Atlântica (FCA) desde 1996, hoje pertencente à VLI.
https://www.flickr.com/photos/191922565@N02/albums/72157718147264756